sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween ou Dia das Bruxas



O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todos os anos no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. Ela é realizada em grande parte dos países ocidentais, mas é mais representativa nos Estados Unidos. Neste país, levada pelos imigrantes irlandeses, ela chegou em meados do século XIX.
História do Dia das Bruxas


A hitória desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objectos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.


Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.


Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).


Símbolos e Tradições


Esta festa, por estar relacionada na sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zombies, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como o Drácula e Frankestein.As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde dizem: “doçura ou travessura”.


Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces.


Em Portugal havia a tradição de se comemorar no dia 1 de Novembro, o "Pão por Deus". Consistia praticamente na mesma coisa: as crianças iam de casa em casa e pediam aos vizinhos: "dê-me pão por Deus". Recebiam nos sacos que levavam, não só guloseimas, mas também frutas características da época ou por vezes dinheiro.

1 comentário:

  1. Magia

    "Em todas as coisas belas da vida existe magia, como explicar o encanto
    que certas pessoas exercem sobre a gente?
    É tão difícil explicar e tãofácil de perceber.
    Há magia no ar, quando algo de especial acontece.
    É tão bom viver esses momentos. Por um instante perceber a sincronia,
    fazer parte de um segredo, estar vendo as engrenagens do universo se
    encaixando com perfeição, porque nada – mas nada mesmo – acontece por acaso…"

    ResponderEliminar