segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

-As Rotinas e sua importância na Creche

"(...) as rotinas na Creche funcionam como elementos globalizadores, em torno dos quais se deve articular a acção educativa da creche." (Marchão, 1998:11, in CEI nº48)
As situações de rotina constituem momentos privilegiados de interacção adulto/criança, durante as quais o adulto pode conversar com a criança, criar, jogar, falar, sorrir, estabelecendo uma relação afectuosa com cada criança, uma vez que cada uma delas é única e tem necessidades diferentes.
As rotinas são flexíveis e momentos de trocas intensas e de aprendizagens significativas, em que se promove a independência e a autonomia.
Acolhimento
O acolhimento deverá ser feito por um adulto da sala, disponível para conversar com quem traz a criança, de forma a saber como passou a noite, como acordou, a que horas comeu, compreendendo melhor a criança.
Refeições
Mais importante que "o dar de comer" é a relação afectuosa que se cria nas refeições. Estabelecem-se diálogos com as crianças, dá-se atenção, mostram-se sorrisos e isso permite transformar este momento num acto de afecto, de brincadeira, de jogo e de prazer.
O repeito pelo horário das refeições, pela introdução de novos alimentos, pelo ritmo individual de cada criança e, ainda, por uma alimentação adequada e rica são, também, elementos a não esquecer.
Higiene
"Os momentos de higiene e mudança de fralda são momentos privilegiados da relação adulto/criança, momentos de brincadeira com o corpo - pés, mãos, barriga, momento de contacto físico e de diálogo." (Figueira, 1998)
A base indispensável para garantir o bem-estar do bebé ou criança é a sua higiene pessoal.
A simples acção de mudar a fralda pode parecer, à partida, uma tarefa não valorizada, que qualquer pessoa pode assegurar. No entanto, mais do que o simples contacto físico, pode constituir uma ocasião privilegiada para a construção de sentimentos essenciais de segurança e reconhecimento.
Repouso
Quanto mais pequena é a criança, maior é a sua necessidade biológica de dormir. Existem, no entanto, alguns factores a ter em conta:
Adormecer num espaço calmo, silencioso, de modo a que o sono proporcione um momento agradável à criança.
Se existir um objecto transaccional (um peluche ou objecto preferido), deverá acompanhar a criança neste momento, pois transmite conforto e alívio, permite representar a família ausente e tolerar melhor a aseparação.
Regresso à Família
No final do dia a criança deve ser entregue por um adulto da sala, contando como foi o dia, complementando assim as informações que são fornecidas às famílias por outros instrumentos (ex: placards, cadernos).
É importante esta complementaridade entre a escola e a família, que contribui para a construção de relações de confiança.

1 comentário:

  1. Tenho a minha filha nesta cresche,axo as educadoras muito amaveis e prestaveis,é uma cresche de confiança,o gosto e a dedicaçao pelas crianças sao a 100 %,nao tenham receio de deixar os seus filhos aqui porque estao como se estivessem em casa.Patricia Jose

    ResponderEliminar