terça-feira, 2 de dezembro de 2008

-Aquisição e desenvolvimento da linguagem

«O ser humano é espécie animal que mais necessita, para a sua sobrevivência, de comunicar e cooperar com os outros membros da sua espécie.»
A linguagem, apesar de termos a capacidade para a adquirir, é a única capacidade que depende dos estímulos da sociedade para a "acordar". «Os primeiros anos de vida infantil são muito importantes para a criança apreender a andar, a falar a relacionar-se com os outros.»

A primeira comunicação que o bebé produz, é não verbal ou pré verbal. Esta fase não verbal, pode ser dividida em três momentos: o choro, a palração e a lalação. O choro, durante os primeiros meses de vida é indiferenciado, ou seja o choro do bebé é instintivo e involuntário. Por volta do segundo mês de vida o choro vai ficando mais energético à medida que se vão intensificando as necessidades do bebé. A mãe é capaz de diferenciar três tipos de choro: o choro de fome, o choro de dor e o choro de prazer. Entre os dois/três meses a bebé inicia a palração, ou seja a produção contínua de sons vocálicos.
Ao mesmo tempo que se desenvolve a linguagem verbal, desenvolve-se também a linguagem por gestos, que tem por objectivo acompanhar, apoiar e tornar mais compreensível as insuficiências do discurso verbal da criança. O meio assume um papel bastante importante durante todo este processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, pois a criança vai progressivamente desenvolver todo o processo de aquisição da linguagem em contacto com o meio. A riqueza da linguagem do meio familiar está estreitamente relacionada com o meio familiar. A entrada precoce na creche e no jardim-de-infância favorece o desenvolvimento da linguagem. Num ambiente estimulante e facilitador a complexidade da linguagem da criança fluíra naturalmente e a um ritmo próprio.

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