quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O Pai Natal existe?


"Mamã, quem é o Pai Natal?". Esta é uma pergunta que todas as crianças, mais tarde ou mais cedo, acabam por fazer. Não as desiludam...
O Natal é, antes de mais, uma festa religiosa. Se a família for crente, explicar à criança o que é o Natal não levantará quaisquer dificuldades. Se, pelo contrário, não forem crentes, procurem explicar por palavras vossas. Ao escutar, o filho aperceber-se-á de que o Natal é uma das mais belas histórias da Humanidade, uma história que marcou o Mundo.
Mas a questão que colocamos a nós mesmos, todos os anos, é a seguinte: devem ou não contar-se histórias sobre o Pai Natal? As opiniões são diversas e claro que cabe sempre aos pais decidir, de acordo com as respectivas convicções e tradições familiares. Tudo o que podemos sugerir é que, se o seu filho chegar da escola a dizer: "é o Pai Natal que traz os brinquedos", não lhe diga bruscamente "não, ele não existe!" Pouco a pouco o seu filho aperceber-se-á disso por si mesmo.
Alguns psicanalistas pensam que é importante para a nossa sociedade que o Natal seja assim representado por esse "símbolo" de generosidade e apaziguamento que é o Pai Natal.
Texto retirado da revista "Bebé d'Hoje".
Feliz Natal para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário