segunda-feira, 23 de março de 2009

O Dia da Árvore

O dia da Arvore também foi celebrado pelas nossas crianças, aqui nos “Pingentos”. Nós comemoramos no dia 22 de Março pois no dia oficial, 21 de Março, os nossos meninos estavam em casa com os papás….
A nossa escolha deste ano (o 1ª ano), foi um arbusto muito conhecido na nossa zona, pois é uma planta muito característica na serra da Arrábida. Para o ano logo se verá….
Este arbusto Viburnum tinus (FAMÍLIA: Caprifoliáceas - NOME VULGAR: Folhado, Viburno
DESCRIÇÃO: Arbusto ou pequena árvore; folhas coriáceas, persistentes, inteiram, ovado-elípticas ou elíptico-lanceoladas; flores com a corola campanulado-rodada, branca; fruto ovóide, negro-azulado, coroado pelos dentes do cálice
HABITAT: Sebes, margens dos rios, matas
FLORAÇÃO: Março a Junho
Sabem por que é que se comemora o dia da árvore? E desde quando?


A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pela primeira vez a 9 de Março de 1913.

Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Como amante da cultura chinesa e não só, aqui vão alguns Provérbios chineses, que bem analisados até proferem a verdade:

Tamerunara wakagi no uchi: Endireite o galho enquanto a árvore é nova = É preciso corrigir os defeitos e maus hábitos enquanto é jovem, pois fica mais difícil depois de adulto.
Yanagi ni kaze to ukenagasu: Saber lidar com o oponente, em vez de desafiá-lo (assim como o salgueiro, cujos ramos se vergam com a força do vento).
Saru mo ki kara ochiru: O macaco também cai da árvore = Mesmo um expert pode falhar de vez em quando.

1 comentário:

  1. Folhado da serra da Arrábida (nome comum) utilizado pelas gentes da terra…
    Muito bom, está de parabéns…. Foi uma escolha muito astuta, pois é um arbusto/ arvores muito ligada á nossa terra Azeitão.

    Maria de Lurdes

    ResponderEliminar